Este "site" tem como objetivo principal a divulgação de elementos referentes à História dos Batistas no Brasil. Inicialmente montado com material fornecido pela historiadora e jornalista Betty Antunes de Oliveira, o "site" pretende ampliar periodicamente seu conteúdo de modo a dispor de contribuições de outros pesquisadores que se interessem pela História dos Batistas brasileiros.

Boa parte da matéria originalmente aqui apresentada está no livro CENTELHA EM RESTOLHO SECO - Uma Contribuição para a História dos Primórdios do Trabalho Batista no Brasil, escrito por Betty Antunes de Oliveira e publicado pela primeira vez em 1985, em edição particular, Rio de Janeiro e em segunda edição, em 2005, pela Editora Vida Nova, São Paulo.

Os documentos apresentados foram colhidos, pessoalmente pela autora, durante mais de 30 anos, nas mais variadas fontes e lugares no Brasil e nos Estados Unidos da América - EUA.

Em 1982, Betty A. Oliveira publicou a biografia de ANTONIO TEIXEIRA de ALBUQUERQUE, o primeiro brasileiro a tornar-se pastor batista. Seu batismo e sua consagração ao Ministério ocorreram no "Terceiro domingo de junho de 1880" com as duas primeiras igrejas batistas, em Santa Bárbara, São Paulo.

Em 1979, a autora publicou o levantamento feito de túmulos existentes no Cemitério do Campo, em Sta. Bárbara d´Oeste.

Em 1981, publicou também livro contendo Movimento de Passageiros Norte-Americanos no Porto do Rio de Janeiro, de 1865-1890.

Outros levantamentos foram feitos, como registros em Cartórios, Arquivos, começando pelo Arquivo Nacional, no Brasil e nos EUA, abrangendo correspondência diplomática, relatórios oficiais, leis e decretos, Atas das Câmaras Municipais de Sta. Bárbara, Capivari, Campinas, Piracicaba, Botucatu, Recife, Maceió e nos arquivos oficiais na maioria dos Condados do Sul dos EUA.

A matéria deste "site", em forma de pontos salientes, pretende portanto, indicar sugestões para a continuação da pesquisa sobre os primórdios do trabalho batista no Brasil. Ainda há muito para ser descoberto. Esse trabalho dependerá de vários pesquisadores usando suas energias no encontro de novas fontes com dados valiosos ainda inéditos!

Algumas das Organizações que abriram suas portas para que a autora desenvolvesse suas pesquisas:

Fontes de Consulta: Além das fontes eclesiásticas e as familiares, há farto material de pesquisa nas instituições públicas. Para o período até o advento da República, ainda há muito para ser descoberto nos Arquivos Estaduais, Municipais; os das Prefeituras, incluindo livros antigos de Registro de inumações e exumações nos cemitérios locais; licenças para operar em comércio; os das Assembléias Estaduais e Municipais. Há Livros de Registros da Casamentos de acatólicos, de Registros de Pastores aguardando pesquisadores! Os Cartórios possuem excelente material no que se refere à compra e venda de propriedades, procurações, testamentos, e ainda, o Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Associações Comerciais locais, revistas e jornais, Institutos Geográficos e Históricos locais.

A pesquisadora Betty Antunes de Oliveira faleceu aos 97 anos em 11/10/2016 no Rio de Janeiro, RJ. Sua segunda filha, também de nome Betty Antunes de Oliveira, continua trabalhando no acervo deixado pela mãe.