Índice

1 - Qual o nome original dado à Primeira Igreja Batista em Sta. Bárbara, SP, organizada em 10 de setembro de 1871?

2 - A Igreja Batista em Santa Bárbara, SP, fundada em 1871, ainda está funcionando?

3 - Faz alguma diferença hoje saber qual foi a Primeira Igreja? Por que?

4 - Existe "Igreja Batista Americana" e "Igreja Batista Brasileira"? O que caracteriza uma Igreja Batista? A nacionalidade de seus membros?

5 - Qual deve ser a posição dos batistas atuais com relação ao início do trabalho batista no Brasil?




1 - Qual o nome original dado à Primeira Igreja Batista em Sta. Bárbara, SP, organizada em 10 de setembro de 1871?

Resposta: não se sabe. Ainda é desconhecido o nome original, oficial, daquela igreja. Razão: o seu Livro de Atas não foi localizado até o presente, como também, qualquer cópia da ata de sua organização. Encontramos dez versões do nome, conforme adiante especificadas, em cartas, relatórios, contra-capa de uma Bíblia, etc. Qual delas teria sido a oficial? Continuem-se as buscas! Segue-se a lista das dez (10) versões, conhecidas (aqui em negrito, para o devido destaque) conforme livro Centelha em Restolho Seco, de Betty Antunes de Oliveira, p. 219, 231, 232 e 416, etc.




2 - A Igreja Batista em Santa Bárbara, SP, fundada em 1871, ainda está funcionando?

Resposta: não. No curto período de cerca de 35 anos de vida eclesiástica, e apesar de tantos óbices, aquela igreja batista em Sta. Bárbara, S. Paulo, marcou o início do trabalho batista no Brasil, com a sua fundação em 10 de setembro de 1871. Ela nasceu, viveu e terminou. E ela produziu frutos. É a história! A igreja em Jerusalém e a de Antioquia existiram no início do cristianismo. Elas deixaram de existir há séculos, mas, seus lugares e resultados de seus trabalhos permanecem na história!

Aqui no mundo, existe o nascer, o viver e o morrer, mas, a morte não invalida, não anula, mas, confirma os atos registrados no tempo e no espaço. Permanece a história da vida de Jesus, de um povo, de um país, de uma escola, de uma igreja, de uma família, de um indivíduo, como o ladrão da cruz! O ABC da vida permanece presente conforme registros dos Cartórios nos seus livros: A - para nascimentos; B - para casamentos e C - para óbitos. O mundo está cheio de registros históricos e o arquivo celestial também! É bom saber e sentir que a história permanece para que o Senhor Deus seja glorificado. (Ler Deuteronômio 7, verso 9).




3 - Faz alguma diferença hoje saber qual foi a Primeira Igreja? Por que?

Resposta: sim. Porque se trata de um fato histórico, verdadeiro e ele permanece, mesmo que alguém não esteja interessado naquela diferença. Ele existiu, aconteceu. Não se pode modificá-lo ou eliminá-lo. Ainda, ele pode servir de referência básica, importante, para solucionar outros pontos da história que se encontram obscuros. Um exemplo: depois de 20 anos de buscas, a informação correta sobre a mudança de um arquivo permitiu-nos o encontro do registro de uma ata de consagração ao ministério da Palavra, num livro de registro de casamentos! Simples, apenas uma pequena informação, que poderia parecer sem qualquer valor, permitiu um resultado sumamente importante para a história.




4 - Existe "Igreja Batista Americana" e "Igreja Batista Brasileira"? O que caracteriza uma Igreja Batista? A nacionalidade de seus membros?

Resposta: não. A nacionalidade de seus membros não é considerada. As identificações apontadas na pergunta para o nome das igrejas são inadequadas. Ao candidato a membro de uma igreja batista não se lhe pergunta a sua nacionalidade, mas, se ele aceita Jesus Cristo, como Salvador pessoal de sua alma, de sua vida. Se a declaração for sim, ele é batizado. O termo indicando a nacionalidade de uma igreja batista deve ser revisto, Igreja batista não tem nacionalidade, embora ela possa ter em seu seio, inúmeros de seus membros, com nacionalidades diferentes, o que vai discordar do fato de que não se lhes pergunta a nacionalidade ao tornar-se membro da igreja.




5 - Qual deve ser a posição dos batistas atuais com relação ao início do trabalho batista no Brasil?

Resposta: O ponto de vista da autora encontra-se nas páginas 359 e 360, do seu livro Centelha em Restolho Seco , primeira edição – 1985; e páginas 614 e 615, segunda edição 2005. À luz dos ensinos neo-testamentários entendemos que uma igreja evangélica é formada sob a égide do Espírito Santo; é uma congregação de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas, pela profissão de fé, de sua salvação, mediante Jesus Cristo. (Wallace, O. C. S., em O que crêem os Batistas, p. 105-121). A nacionalidade, raça ou cor dessas pessoas é uma circunstância acidental, que não participa dos requisitos para a sua salvação nem para a formação de uma igreja evangélica. O uso do termo indicando a possível nacionalidade de uma igreja ou indicando a de seus membros, pode levar sutilmente, a um sentido discriminatório, contrário, portanto, ao espírito dos Evangelhos. "Ler Apocalipse 1.4, I Coríntios 12.13 e Gálatas 3.26 a 28.

As duas igrejas organizadas em Sta. Bárbara, S. Paulo, em 1871 e 1879, respectivamente, contribuíram com cinco de seus membros para a organização da Primeira Igreja Batista na Bahia, em 1882, ou seja, a terceira igreja batista em solo brasileiro: William Buck Bagby, esposa Anna Luther Bagby, Zachary Clay Taylor, esposa Kate Stevens Crawford e Antonio Teixeira de Albuquerque.